quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia 19 (02)

Localização: Manaus


Ainda estou com dor de barriga. Mal consegui tomar café, só comi duas fatias de melão. Pelo menos não sinto dor...
Como disse,  o albergue é bom, tão confortável que não dá vontade de sair do sofá. Quando tava me preparando pra sair caiu a famosa chuva diária de Manaus. E que chuva, hein?? Chuva forte pra caramba. Mas já tá passando.
Eu não sei se isso aqui é Brasil. No albergue TUDO tá escrito em inglês e todo mundo é gringo, só eu, o recepcionista e a faxineira que não.
Desisto de esperar a chuva parar. Quando ela deu uma estiada sai...
Primeiro, fui no Palácio Rio Negro, é bem interessante. Foi “casa” de um barão da borracha e depois sede do governo. Hoje é um museu que conta sua própria historia e do estado. Já demonstrava a importância que o estado a seu passado e prédio históricos.
Almocei em um restaurante do centro, não arrisquei comida típica, apesar de ter visto um restaurante boliviano, peruano e brasileiro, que me chamou a atenção. Amanhã quem sabe vou lá. Comido, comprei uma arma importantíssima aqui, o guarda chuva.
Munido disso, fui ao Placio Provincial mais uma construção histórica. Nele tem 5 museus, interessantes, mas não podia tirar foto, mó mancada.
Rufem os tambores, fui ao famigerado Teatro Amazonas. É espetacular por dentro e, se não fosse um anjo por foram também. As fotos  não ficaram boas parece que o fantasma estava embaçando tudo.
O porto de Manaus foi o próximo ponto, mas junto com o Mercadão – que já está em reforma há anos – não me mostrou beleza física, mas é interessante para um contato mais próximo com a cultura popular manauara. Os barcos, lanchas, voadeiras, pessoas, frutos, peixes, carnes, especiarias e condimentos berram aos olhos.
Vale lembrar que só o teatro paga (estudante 5,00), o resto é de graça. Raridade no turismo brasileiro.
O centro histórico de Manaus se confunde com o centro popular-comercial. Os sons e cores são fortes, apesar da chuva constante, a população vive normalmente, de guarda chuva. Vou ver uns passeios e depois a night.
Andei todo o centro que conheço atrás do que comer e alguma coisa pra fazer, mas foi impossível. No largo de S. Sebastião, onde me falaram que teria alguma coisa, tinha 3 restaurantes. Pizza, lanche e caro. Acabei escolhendo um restaurante na rua de trás do albergue. Bonzinho...
Na night nem uns tecnobrega tinha. Não que tenha visto. Umas minas daqui saíram hoje, amanhã vou perguntar onde elas foram, se foram...








Nenhum comentário:

Postar um comentário