domingo, 17 de outubro de 2010

Dia 05


Após essa nada digreção sobre as pessoas de Jericoacoara, vamos discuti-la quanto ponto turístico. Essa discussão poderia ser muito breve: 100% de aproveitamento. Como disse no post anterior, para chegar lá você pega um ônibus em Fortaleza e vai até Jijoca e lá pego a jardineira (quebra-ovos), que vai pelas dunas e praias até o vilarejo. É uma miragem no meio do deserto. Sem brincadeira do alto das dunas dá pra ver que não tem nada até perder de vista.
Pronto (cearenses usam pronto como virgula), você chegou na vila. Conheceu a rua de baixo e a principal. A vida urbana Jeri é isso, sem mais. Fui lá no natal e por causa dos feriados ficava proibida a entrada de carros sem ser de moradores na vila. A melhor coisa que a prefeitura pode fazer, aquilo com carro deve ser pior que Ubatuba no Ano Novo com chuva. Transformando as noites em momentos mais calmos e tranqüilos e a circulação de pessoas segura.
A noite na vila é basicamente dois barzinhos/baladas que ficam tocando musicas da forma mais bagunçada possível e pequenas barraquinhas que ficam vendendo batidas, cervejas e qualquer outro entorpecente que você pode imaginar. AH! Tem um glorioso recinto que depois das duas horas tem um forro para rolar aquela intimidade gringo x nativa, não ousei entrar, tinha um nome muito bizarro que não me lembro.
Os pontos turísticos dela são cinco, que eu me lembre. A própria praia, sim, só tem uma praia na vila, o que é bom porque você encontra todo mundo da noite anterior lá. É bonita sem duvida nenhuma, mas a praia em si não é nada de mais... O foda é o envolta dunas, serra...
Tem o Serrote que é uma formação rochosa (Google) atrás da vila, mas alto que as dunas que na minha idéia permita a formação delas por proteger do vento que é grandioso no Ceará. Não fui lá por pura preguiça e vontade de economizar dinheiro. Porque ou se anda muitooooo ou paga um carro ou burro.
Jericoacoara ficou muito famosa por causa da Pedra Furada. Que não é nada mais que uma pedra furada pelo vento e mar. E em determinada parte do ano o sol se põe entre o furo. O que deve ser muito interessante, mas não é em Dezembro. Não gostei, achei sem graça, cheio de turista sujo e chato. O caminho de lá é fodasticamente mais interessante, inclusive na hora que fui, por volta das quatro da tarde.  Essas três fotos são, respectivamente do caminho pra lá e da dita cuja! Por causa desse bando de turista foi a melhor foto que consegui tirar! Os CVCers ficavam se revezando para tirar foto no buraco, totalmente last season! Mas o caminho as fotos falam por si mesmas...



Ai vem a gloriosa e fenomenal Duna do Pôr-do-sol! Por azar do destino perdi todos as fotos de Jericoacoara e Fortaleza, por causa de uma maldita lan-house em Natal. E por isso não tenho muitas fotos de Jeri, só as que coloquei no twitter na época e assim não tenho fotos do pôr-do-sol em si. Mas confiem na minha palavra. É absurdo estar sentando no alto dessa duna de uns 20 metros e ficar vendo o sol descer no mar, quase dá pra escutar Ele queimando. É emocionante! E depois descer as dunas correndo é tão divertido quanto.  Fica uma galera sentada na beira olhando o acontecimento em silêncio e ao contrario de Salvador, não fazem a desnecessidade de bater palma, pra quem eu lhes pergunto! A foto que tenho da duna é essa ai embaixo, dá pra ter uma idéia do tamanho.
Todo dia quero voltar pra esse lugar maravilhoso. Ao sair de lá tive medo de não gostar mais de nada. De tudo ser feio perto daquilo. Nada chegou perto, só o Morro de São Paulo, mas mesmo assim valeu a pena conhecer outros lugares que vão aparecer aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário